top of page

TERMINAL DE GÁS NATURAL LIQUEFEITO (TGNL)

O PROJETO

O Terminal de Gás Natural Liquefeito (TGNL) pretende ser um Terminal Privado de Regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito), localizado em São Luís do Maranhão. Devido à sua localização estratégica, o terminal proposto poderá desempenhar papel importante na importação e no abastecimento de gás do país, bem como, poderá ser indutor de desenvolvimento no Maranhão.

O TGNL será capaz de armazenar 150 mil m³ de GNL e regaseificar até 23,8 milhões de m³ por dia. Espera-se que o terminal se torne um hub para a importação de GNL e potencialmente suporte os campos de produção do Maranhão e região Nordeste.

O Terminal de Gás Natural Liquefeito (TGNL) poderá ser um hub crucial para a importação de GNL, além de apoiar os campos de produção de gás do Maranhão. Com sua infraestrutura avançada, o terminal deverá facilitar a integração entre a importação e a produção local, otimizando a distribuição de gás e fortalecendo a rede energética da região.

COMO FUNCIONA

O projeto considera a construção de um píer do tipo ilha (com acesso por lancha), com um atracadouro onde um navio FSRU (Float Storage Regasification Unit), que significa Unidade Flutuante de Estocagem e Regaseificação, permanecerá permanentemente ancorado. A tecnologia e configuração de operação atendem todas as normas internacionais e da Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Marinha Brasileira.

A função de uma FSRU é receber e armazenar gás natural liquefeito (GNL) de navios metaneiros e convertê-lo novamente em sua forma gasosa, tornando o combustível pronto para diversos usos.

Esse navio será capaz de receber embarcações do tipo LNGC (Liquefied Natural Gas Carrier), que significa transportador de gás natural liquefeito, com capacidade de transporte de até 170.000 m³ de GNL, seja importado ou de produção nacional, em operações de transferência de GNL de navio para navio (ship-to-ship) para o FSRU.

Assim que recebido no TGNL, o GNL será armazenado e, conforme a demanda por combustível, regaseificado, após restaurado ao seu estado original, o gás natural será transportado por um gasoduto para distribuição na região.

LOCALIZAÇÃO

O Terminal de Gás Líquido Natural (TGNL) estará localizado no Estado do Maranhão, na Baía de São Marcos na ilha da Boa Razão, baía que, junto com a Baía de São José, separadas pela ilha Upaon-Açu (município de São Luís), formam o Golfão Maranhense.

Localiza-se a uma distância de 8 km da BR-135 e da ferrovia Carajás, facilitando sua conexão com o restante do país.

Com uma localização estratégica, o Terminal de Gás Natural Liquefeito (TGNL), além do suprimento de térmica a gás nas proximidades, desempenhará um papel fundamental para suprimento de gás natural na região.

Sua localização também é extremamente estratégica dada maior proximidade a mercados globais de gás, além de permitir a substituição de fontes de energia poluentes como óleo combustível e diesel, por fontes mais limpas.

bottom of page